Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ERVA DE GATO - PARTE 2


A Erva do Gato

Você sabia que existe uma erva que é capaz de deixar o gato doidão? E não é só gato. A maioria dos felinos sofrem o efeito dessa erva, mas antes que você pense que seu bichano corre sérios riscos de se tornar um adicto e que deverá levá-lo a sessões do Narcóticos Anônimos, deixe-me explicar mais sobre essa erva.


Seu nome popular é Catnip, mas também pode ser conhecida como erva dos gatos, erva-gateira, erva-gato, neveda dos gatos, catmint (inglês), hierba del gato (espanhol), herbe aux chats (francês), cataria (italiano) e o nome científico:Nepeta Cataria.


Essa erva é da mesma família que o Hortelã e suas folhas se assemelham muito apesar da folha do Catnip ser um pouco maior. Ela é nativa da Europa e da Ásia e logo foi levada para o Japão e para a América do Norte, onde se tornou comum. Quando cultivada atinge cerca de 50 cms de altura, como mostrado na foto abaixo.




A reação à planta ocorre em cerca de 80% dos felinos, ou seja, além dos gatos, os leões, pumas, onças, leopardos, etc. sucumbirão aos efeitos dessa planta. E que efeito é esse? Segundo veterinários e especialistas, o odor exalado por essa planta contém uma substância chamada Neptalactone que, ao ser percebida pelo órgão de Jacobson, situado no cérebro do gato, faz com que o instinto predador do animal seja estimulado.

É claro que a reação a essa planta é herdada geneticamente, alguns gatos são imunes enquanto outros possuem uma reação maior, geralmente os machos. Tal reação dura poucos minutos, após duas horas o gato se recompõe e a mesma reação ocorre se entrar em contato com a erva.


Embora alguns gatos tentem comê-la, cientistas afirmam que a reação só ocorre ao odor e devido a isso muitos mordem, mastigam, esfregam ou rolam sobre a erva com o objetivo de liberar a essência das folhas. A erva é colhida quando a produção dessa essência atinge o nível máximo e suas flores e folhas são desidratadas cuidadosamente para presenvar o odor.

Após seca, ela passa a ser recheio dos mais variados tipos de brinquedos, almofadas e arranhadores, com o intuito de fazer o brinquedo mais atraente para os felinos. Tais brinquedos acabam ativando o lado predador do animal e eles são capazes de ficarem brincando por mais de uma hora, rolando e 'caçando' o brinquedo. Após a brincadeira, eles dormem um sono profundo.

A erva é considerada terapêutica para a recreação e controle do stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência química ou física. Recomenda-se que seja permitido o contato do felino com uma folha de erva, por exemplo, cerca de duas vezes por semana.

Dentre as propriedades medicinais do Catnip temos: analgésica, anticatarral, antiespasmódica, aromática, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, febrífuga, refrigerante, sedativa, sudorífera e tônica dos nervos. Ufa!
O Catnip está a venda em lojas de plantas ou grandes petshops. É possível comprar sementes, a planta em si, a erva desidratada ou em spray. É uma diversão natural, saudável e indispensável aos bichanos. Abaixo, dica de como plantar Catnip:
Escolha bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Em geral, as ervas não devem ser cultivadas com uso de adubos químicos para se obter um sabor mais intenso e plantas mais compactas. Revolva a terra entre 20 e 30 cm de profundidade e, se desejar, misture para cada m² de canteiro 150 g (1 copo) de esterco bem curtido ou húmus, uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Também podem ser cultivadas em vasos dentro de casa.fonte: Blog do Curioso

Nenhum comentário: